Medidores de vazão: conheça os tipos e aplicações.

A vazão é uma das variáveis mais importantes dentro do setor industrial. Está ligada a qualidade dos produtos a serem produzidos, ao custo dos mesmos, da matéria-prima e demais produtos que serão adicionados em uma mesma etapa do processo produtivo.

Vazão nada mais é do que o tempo que o fluido leva para escoar. Para calcular este tempo e a pressão que isto ocorre, criou-se o medidor de vazão. O número da vazão é dado através de unidade de volume ou massa dividida pela unidade de tempo, ou seja, uma medição de vazão pode ser determinada em diferentes unidades de tempo, como: litros/min, m3/hora, galões/min, kg/hora e libras/min.

A medição de vazão industrial está se tornando cada vez mais relevante, pois com essa medida é possível obter produtos com qualidade consistente, segurança, otimização de processos e proteção ambiental. As aplicações podem variar muito, como água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais, vapor, óleo mineral, entre outras.

Confira neste artigo como o medidor de vazão pode te ajudar a produzir mais e melhor, e passe a avaliar componentes importantes da sua produção. Boa leitura!

Medidor de Vazão
Um medidor de vazão serve para determinar a quantidade de líquidos, gases e sólidos que passa por um local específico em determinado intervalo de tempo. Em muitos, se não em todos, os processos industriais, o medidor de vazão é uma necessidade, pois sem o mesmo, a vazão não poderia ser controlada e operada de forma correta, segura e eficiente.

Principais tipos de medidores de vazão
Não há uma tecnologia única e geral adequada para todas essas aplicações; assim, você pode escolher o medidor de vazão mais apropriado às necessidades de seu processo a partir das opções disponíveis no mercado.

Eletromagnético
O medidor eletromagnético serve para fazer a medição de líquidos condutivos. São indicados para aplicações onde a precisão e confiabilidade são indispensáveis. Para as indústrias farmacêuticas, de alimentos e bebidas, são necessários medidores com certificações para terem contato com os produtos.

Engrenagem
Uso recomendado para medição de vazão de líquidos viscosos, pois oferece uma resposta mais dinâmica ao medir óleos e combustíveis.

Rotâmetro
O medidor do tipo rotâmetro é ideal para medir líquidos ou gases. Trata-se de um equipamento altamente resistente a materiais corrosivos. É composto de um flutuador e um tubo, que pode ser feito de plástico, vidro ou material metálico.

Calorimétrico
O medidor de vazão termal serve para medir a passagem de massas por meio de um tubo. É muito usado em aplicações com gases. Trata-se de um equipamento portátil.

Ultrassônico
O medidor de vazão ultrassônico de líquido é portátil e oferece uma grande variedade de opções de função. Serve para medir água, soluções água/glicol, petróleo, óleos, produtos químicos, bebidas, entre outros.


Aplicações de medidores de vazão
Indústrias alimentícias: dosagem para embalagens e processos (leite, iogurte, água, etc).
Indústrias de bebidas: medição de vazão de cervejas, refrigerantes, sucos, etc.
Indústrias químicas: produtos químicos, óleos, etc.
Tratamento de água: águas residuais ou em qualquer líquido sujo que seja condutor ou à base de água.
Indústrias farmacêuticas: dosagens em geral.
Indústrias metalúrgicas: verificação de fluxo de óleo e água, assim como descarte; vazão de ar e gases.
Indústrias petrolíferas: vazão de ar, óleo e combustíveis em geral.


Benefícios da utilização do medidor de vazão GHM
• Instrumentos personalizados de acordo com as mais variadas necessidades de processo;
• É possível escolher dentre os vários princípios de medição;
• Evolução e inovação permanente combinados com qualidade e experiência de engenheiros especialistas.

Precisa adquirir um novo medidor de vazão para sua indústria? Entre em contato com nossos especialistas e saiba qual é o mais indicado para sua aplicação!