3 instrumentos que o agronegócio precisa utilizar para checar a temperatura do ar e do solo

Entender como são feitas as medidas de temperatura do solo e do ar pode auxiliar agricultores a potencializar suas plantações e produtividade, assim como saber quais são os instrumentos utilizados para tais medições. Confira neste artigo quais são os instrumentos imprescindíveis para aferir a temperatura do solo e do ar. Boa leitura!


A radiação excedente na superfície terrestre é atribuída, a três processos físicos, dentre os quais dois estão relacionados à temperatura: fluxo convectivo de calor sensível (temperatura do ar) e o fluxo por condução de calor no solo (temperatura do solo).

Temperatura do solo
A medida térmica de um solo é determinada pelo aquecimento da superfície pela radiação solar e transferência, por condução, de calor sensível para seu interior. Durante o dia, a superfície se aquece, gerando um fluxo de calor para o interior. E, durante o período noturno, o resfriamento inverte o sentido do fluxo, que passa a ser do interior do solo para a superfície.

O fluxo de calor no solo depende, basicamente, da sua condutividade térmica, calor específico e emissividade, que dependem do tipo do solo. Além disso, essa variação é afetada pela interação com outros fatores:

Fatores Externos: relacionados aos elementos meteorológicos como irradiação solar, temperatura do ar, nebulosidade, chuva e vento.
Fatores Intrínsecos: relacionados ao tipo de solo, ao relevo e ao tipo de cobertura do terreno.

Medida da temperatura do solo
Geotermômetros
Os geotermômetros indicam a temperatura do solo em diversas profundidades, e tem como elemento sensor o mercúrio. O princípio de medida é a dilatação de um líquido.
Para medida padrão em estações meteorológicas os geotermômetros devem ser instalados a 2, 5, 10, 20, 40 e 100 cm de profundidade em superfície gramada ou de solo desnudo.

Temperatura do Ar
A temperatura do ar é um dos efeitos mais importantes da radiação solar. O aquecimento da atmosfera próxima à superfície terrestre ocorre principalmente por transporte de calor, a partir do aquecimento da superfície pelos raios solares. Os fatores determinantes da temperatura do ar são aqueles associados às três escalas dos fenômenos atmosféricos:

• Fatores Macroclimáticos 
• Fatores Topoclimáticos 
• Fatores Microclimáticos

Medida da temperatura do ar
O padrão para a medida da temperatura do ar visa homogeneizar as condições de medida, com relação ao topo e microclima. Dessa forma essa variável dependente unicamente das condições macroclimáticas, o que possibilita a comparação entre locais. Assim, mede-se a temperatura do ar com os sensores instalados em um abrigo meteorológico, a 1,5 – 2,0 m de altura e em área plana e gramada. Os sensores utilizados para a medida da temperatura do ar podem ser divididos conforme o princípio de medida.

Termômetros
São utilizados para o princípio de dilatação de líquido. Esses instrumentos são instalados em estações meteorológicas convencionais. Dois termômetros são destinados a medir as temperaturas máxima e mínima, e outros dois se destinam a medir a temperatura do bulbo seco e do bulbo úmido.

Termógrafos
Os termógrafos são instrumentos adequados para o príncipio de dilatação de sólido. Tem como elemento sensor um arco metálico, o qual se dilata e contrai com a temperatura. Essa variação de dilatação é proporcional à variação de temperatura. Assim como os termômetros, são utilizados em estações meteorológicas convencionais, onde ficam instalados dentro do abrigo meteorológico. Eles medem a temperatura do ar continuamente.

Agora que você já sabe como são feitas as medidas da temperatura do ar e do solo, e quais instrumentos são utilizados para isso, é hora de dar o próximo passo. Aumente a produtividade de lavoura com instrumentos de alta tecnologia. Fale com nossos especialistas e saiba quais instrumentos são os mais indicados para sua lavoura!