Qual chave de nível é ideal para sua indústria

A medição precisa do nível de materiais líquidos em tanques industriais é primordial para garantir o bom funcionamento dos processos produtivos e evitar acidentes por explosão ou sobrecarga dos recipientes. Esse monitoramento é possível graças ao surgimento de um pequeno dispositivo: a chave de nível.

O que é chave de nível?

Chave de nível é o equipamento que mede o nível em tanques com diversos tipos de líquido (como água e óleo). Os tipos de chaves de nível diferenciam-se pela tecnologia que utilizam para realizar a medição e sua gama de aplicações é abrangente, da indústria alimentícia à automotiva.
Os equipamentos podem indicar baixo ou alto nível do produto no recipiente, controle que é essencial para evitar falhas técnicas e quebra de máquinas, transbordamento e acidentes por conta do vazamento do fluido. Em outras palavras, com a chave de nível evita-se problemas que podem comprometer a qualidade do produto e dos processos e, assim, resultarem em sérios prejuízos para a indústria.

Tipos de chave de nível
A GHM possui um portfólio completo com chaves de níveis desenvolvidas com a qualidade internacional de líderes no mercado de automação industrial. Para garantir a eficiência da indústria de forma completa, as chaves são utilizadas de forma integrada com controladores, que ligam ou desligam outros equipamentos ligados ao tanque.

As categorias de chave de nível incluem:

Float switch
As chaves de nível tipo boia ou flutuantes podem ser instaladas no sentido vertical ou horizontal. A medição ocorre por meio do movimento do dispositivo conforme a elevação ou queda do nível no reservatório. A chave RW-015HKS, por exemplo, é construída em aço inoxidável e instalada horizontalmente.

Level capacitive switch
Uma chave de nível capacitiva pode detectar o nível e também monitorá-lo de forma contínua, seja ele líquido ou sólido. Uma vantagem desse tipo de dispositivo é que ele é ideal para processos em que não deve haver contato do instrumento com o material presente no tanque. Na indústria alimentícia, por questão de higiene, isso é fundamental.
A chave MLC 437 da GHM realiza a medição de nível de pó, líquido e óleo e pode ser instalada no tanque ou mesmo diretamente na tubulação.

Hygienic level switch

Existem também chaves de nível construídas especialmente para ambientes higiênicos, que atendem aos mais altos padrões de qualidade internacionais. A chave SLT430-3 foi desenvolvida para tanques e tubulações higiênicas e auxilia as empresas a se adequarem às exigências da Food and Drug Administration (FDA), um dos principais órgãos de controle dos processos produtivos de alimentos e medicamentos do mundo.

Chave de nível com transmissor
Há chaves de níveis integradas a transmissores que tornam a medição de nível ainda mais prática. É o caso da OMNI-LC, chave de nível tipo bóia que conta com um display LCD que facilita a visualização e o monitoramento de forma contínua.

São muitas as variações das chaves de nível, mas, de forma geral, o uso do equipamento é imprescindível para ter uma indústria eficiente. Para saber qual o equipamento ideal para seus processos, entre em contato com a GHM.